As feiras literárias têm um papel importante tanto na cultura para os leitores, quanto na carreira profissional de um escritor. Leia este artigo e saiba o porquê disso, do mesmo modo, veja como organizar, executar e participar desse tipo de evento.
O que são feiras literárias?
As feiras literárias são eventos com foco na celebração à literatura nos quais os profissionais da área se reúnem para uma série de ações, como:
- divulgar obras literárias;
- compartilhar a sua paixão pelos livros;
- promover autores iniciantes;
- fazer palestras sobre temas literários;
- criar debates e resenhas sobre livros.
Esse tipo de festival literário é o encontro perfeito tanto para autores, escritores, leitores e amantes da arte em geral. Isso porque, contam com muitas atividades culturais, desde o lançamento de livros famosos ou para promover o trabalho de um novo talento.
Também ocorrem sessões de autógrafos para os fãs, por exemplo. Ao passo que é uma oportunidade para fazer perguntas ao autor ou autora, bem como, comentários e encontrar pessoas que gostam da mesma obra.
Outro ponto de suma importância que acontece nesse tipo de evento é a chance de criar networking, principalmente quem é iniciante. Em síntese, a feira irá mostrar todo o universo da literatura para quem busca uma oportunidade no meio editorial para mostrar seu talento.
Qual é a importância de um festival de literatura?
Um festival de literatura tem um papel significativo no incentivo à leitura. A princípio, é a partir de eventos como esse que as pessoas podem criar o hábito de ler ao conhecer uma obra que lhes interessam.
É em uma feira de literatura que novos autores tem a oportunidade de apresentar o seu livro para o público certo. Afinal, embora a internet seja uma peça fundamental na divulgação, os festivais são perfeitos para dar os primeiros passos no meio editorial e ganhar destaque.
Quem busca fazer negócios também tem a sua chance, uma vez que há pessoas influentes, como autores de renome, agências, escritores, entre outros. Em síntese, é o tipo de evento perfeito para fechar acordos nessa indústria.
Como funcionam as feiras literárias?
As feiras literárias acontecem em diferentes formatos, tamanhos e tipos de eventos. Em suma, vão desde pequenos festivais até o padrão nacional e internacional, a depender das atrações e nível de importância, assim, podem ser organizadas por:
- editoras;
- instituições culturais;
- órgãos públicos;
- escolas;
- universidades;
- comunidades locais;
- ou por uma organização sem fins lucrativos.
O foco de uma feira pode ser muito variado, como o lançamento de um livro de um autor de prestígio com sessão de autógrafos. Além disso, consistir em debate de mesa-redonda com discussões sobre vários temas e obras específicas, ou oficinas de escrita, leitura e críticas.
Há também espaços para vendas de livros no qual você pode comprar o exemplar que tanto deseja ou algo novo que lhe interessou. Do mesmo modo, é a chance que novos autores têm para divulgar o seu trabalho.
Como organizar e executar feiras literárias?
Para organizar feiras literárias, o primeiro passo é fazer o planejamento do evento, em síntese, isso inclui a definição de alguns pontos, por exemplo:
- o objetivo da feira, como promover novos autores, divulgar livros, debates e mais;
- definir o público-alvo do evento;
- a escolha do local do festival, seja ele grande ou em um espaço pequeno;
- horário e data da feira.
Esses são detalhes básicos que você deve ter em mente bem antes de iniciar o planejamento. Após isso, é vital ter um orçamento para fazer o evento. Em suma, há uma série de gastos que entram na conta, como o aluguel do local, marketing, mão de obra e outros custos.
Também é possível buscar patrocínio de marcas que tenham relação com a temática, ou negociar o espaço em uma livraria, por exemplo. Dessa forma, é possível reduzir os custos.
Monte uma equipe
É vital ter uma boa equipe para cuidar de funções específicas para a feira. Você vai definir tarefas para cada um, como o time de marketing, estrutura, logística, estandes, vendas, atendimento ao público e demais áreas.
Defina também quais serão as atividades que estarão no evento, bem como, a programação para todas elas e depois divulgar ao público. Em suma, isso vai desde palestras, debates, oficinas de leitura, shows, apresentações e muito mais.
Expositores do evento
Defina quem serão os expositores, como os autores, editoras, livrarias, entidades do governo e demais órgãos que julgar importante para o festival. A princípio, vise bons nomes para apresentar, mas, também dê espaço para novos talentos
A sua equipe será responsável por montar cada parte da estrutura do evento, portanto, delegue com atenção e cuidado para dar tudo certo. Depois disso, é só alinhar com o time de marketing e divulgar a feira.
Montagem e execução de uma feira literária
Na parte de execução, você e a sua equipe irão montar os estandes, assim como os espaços para todas as atividades do evento. Além disso, faça a cerimônia de abertura da feira para dar início a ela.
Durante o processo, coordene cada área, como as palestras, debates e oficinas, a fim de dar uma boa assistência ao público. Do mesmo modo, garanta que o local fique limpo e seguro.
O que fazer após o término das feiras literárias?
Após o término das feiras literárias, avalie o sucesso do evento, o que vai desde coletar feedback do público até a análise da venda de livros. Do mesmo modo, faça um balanço geral para saber o que deu certo e os erros que não pode cometer no próximo festival.
Isso vale tanto para o autor quanto para a equipe de organização, ao passo que a ideia é tirar lições e realizar uma feira melhor. Por fim, avalie tudo e prepare para organizar, executar e participar dos eventos futuros.
Como participar de feiras literárias?
Para participar de feiras literárias, você tem dois caminhos, um deles é como visitante. Em suma, pesquise por eventos desse porte na sua cidade, veja quais autores estarão no local, data, hora e como chegar lá.
Defina um orçamento, uma vez que muitas delas têm taxa de inscrição, além de separar um valor para os livros de seu interesse que queira comprar.
Já quem é autor, por outro lado, pode ir como expositor, a fim de apresentar o seu trabalho, mas, para isso, deve entrar em contato com a organização.
Siga todos os passos que lhe informarem para participar, que, no geral, requer preencher dados de inscrição e demais pontos vitais. Contudo, ao confirmar a sua presença, se organize bem para exibir o seu livro na feira e os materiais que farão parte do estande.